Top 10 - Filmes de Esporte

Top 10 - Filmes de Esporte

Se tem um gênero que acarreta multidões e também as inspira, são os filmes sobre esporte. No mundo todo são temas que conversam direatmente com vários públicos, que muitas vezes não pratica ou vê tais esportes, mas se identifica com a história de superação, com o underdog que talento + esforço (as vezes um pouco de sorte) consegue alcançar seu objetivo, ou pelo menos encontrar seu caminho na vida. A lista abaixo é um pequeno vislumbre dessas películas, que tem filmes bons pra todos os gostos.

10 - Homens Brancos Não Sabem Enterrar (1992)

image


Uma comédia clássica das locadoras, aqui não tem história de superação. Ou tem.  Sidney Deane (Wesley Snipes) e Billy Hoyle (Woody Harrison) vivem de aplicar pequenos golpes na praça, um finge que não sabe jogar basquete e o outro ganha dinheiro incitando apostas contra o branquelo da quadra. 


9 - Jamaica Abaixo de Zero (1993)

image


História quase verídica da primeira equipe jamaicana de bobsleigh, esporte praticado na neve e que ninguém esperava participação de rostos africanos. Apesar do tom cômico, é quase a suprema história de superação, onde 4 homens vão ao desconhecido em busca de reconhecimento e respeito, contra tudo e contra todos. 


8 - Cinturão Vermelho (2008)

image


Mike Terry (Chiwetel Ejiofor) é um lutador habilidoso que preferiu dar aulas e propagar seus principíos éticos ao invés de lucrar em competições esportivas. Sua vida muda quando ele se vê obrigado a finalmente lutar para sobreviver. Chiwetel é um dos maiores atores da geração atual, e aqui vemos que independente da película que participe, faz com que você queira acompanhar seus personagens até o fim.


7 - Space Jam: O Jogo do Século (1996)

image


Quando alienígenas roubam as habilidades dos maiores jogadores da NBA (Charles BarkleyPatrick EwingMuggsy Bogues, Larry Johnson e Shawn Bradley), cabe a Michael Jordan e Pernalonga a missão de treinar o time para dos Looney Tunes para vencer o jogo do século.


6 - Coach Carter - Treino Para a Vida (2005)

image


Ken Carter (Samuel L. Jackson) vive o treinado do time de basquete de sua antiga escola, onde em sua época foi o astro do time na juventude. Ele estabelece um contrato com seus alunos, que para permanecerem na equipe precisam ter um comportamento adequado no jogo e fora dele.


5 - Ali (2001)

image


Biografia de Cassius Clay (aqui vivido por Will Smith), o maior boxeador de todos os tempos. Conhecido dentro e fora dos ringues, foi um dos lutadores mais rápidos que já existiu e também um dos mais polêmicos, recusou-se a lutar no Vietnã e converteu-se ao islamismo, mudando seu nome para Muhammad Ali-Haj.


4 - Hurricane: O Furacão (1999)

image


A história de Ruby 'Hurricane' Carter, boxeador que poderia ter se tornado o maior de seu tempo, se não tivesse sido preso injustamente. Para muitos, o maior papel da carreira de Denzel Washington. Dessa lista, um dos filmes que mais revi.


3 - Invictus (2009)

image


Filme esportivo onde o herói não pratica nada, apenas vê o potencial que o rugby tem de unificar os corações dos sul-africanos, recém saídos do regime Apartheid. Nelson Mandela (Morgan Freeman) é o protagonista máximo dessa história, que se move pela admiração e confiança que negros e brancos tem sobre um homem nobre.


2 - Creed (2015)

image


Quem viu a franquia Rocky desde o início, e principalmente na época de lançamento, sabe o que o filme significou para uma geração de lutadores, não só no boxe. Creed, do diretor Ryan Coogler (Pantera Negra) é quase uma atualização do conceito para a geração atual. Adonis Creed (Michael B. Jordan) é um cara que vive a sombra de seu pai, Apolo, e com a ajuda de Rocky Balboa (Stallone) começara o seu próprio legado como boxeador. Com certeza um dos melhores filmes de esporte da década.


1 - Duelo de Titãs (2000)

image


Denzel Washington faz o treinador linha dura Herman Boone, que em plena época de forte segregação racial faz um time misto ganhar o campeonato estadual de futebol americano entre colégios. Ficou em primeiro nessa lista por retratar um cara que apesar de tudo contra ele, usou o esporte como caminho pra melhorar uma parcela do mundo em que vivia, pois para ele no campo todos eram iguais, só os melhores entravam, independente de cor, peso, orientação sexual ou religião. 

Antes e após esse filme existem muitos outros com enredo semelhante, um técnio/professor que para tirar o melhor de seu time, precisa que seus alunos vençam conflitos internos do grupo para posteriormente atingir um objetivo comum. Porém, em Duelo de Titãs, o protagonista além disso era contra toda uma cultura racista que dominava com força os EUA, sendo que ele até teve que lidar com membros da Ku Klux Klan querendo sua cabeça. Aquela situação que vendo de fora tu pensa "vale a pena arriscar minha vida  e a vida de minha família por isso?". Esse compromisso com a missão é muito bem passado a nós por mais uma atuação suprema de Denzel, combinado à uma ótima direação e embalado por uma trilha sonóra inesquecível com Marvin Gaye, The Temptations, Bob Dylan...música boa pra todos os gostos, ou melhor, pra todos de bom gosto.

Se nunca viu, corra atrás, fácil achar online, mas vale ter na estante pra rever várias e várias vezes.












17/08/2016
Rodrigo Cândido

Rodrigo Cândido

Redator

Pai do Jorge, bebedor de cerveja, ilustrador e amante de quadrinhos.