Review: Spider-Man #2

Review: Spider-Man #2

Nesta edição, descobrem que Miles Morales é negro, por causa de rasgos no seu uniforme, e  então se iniciam as questões raciais ao redor do personagem...

Miles Morales solou o Coração Negro, demônio interdimensional imensamente poderoso que vale por uma legião, que havia acabado de derrotar os Vingadores; Peter Parker, o Homem-Aranha original, aparece, questionando Miles e a sua própria decisão de “permitir” que o menino se tornasse o novo Homem-Aranha de Nova York… e aí é mostrado um pequeno flashback de meses atrás mostrando que nem Parker nem Miles se lembram dos eventos de Secret Wars… o que é uma grande pena! Afinal, ambos tiveram papéis fundamentais naquela saga… Enquanto batem um papo, Coração Negro volta, puto da vida, nocauteia Parker e sobra pro Miles salvar o dia novamente; e, mais uma vez, o Ferrão Deus Ex Machina do menino derrota o demônio, atingido várias vezes até cair de vez. Os Vingadores acordam e parabenizam o estupefato Miles; a polícia chega, assustada, e aponta a arma pro garoto, mas Parker chega e diz que Miles é o sim o Homem-Aranha e acabou, fim de papo. Miles volta pra casa, encontra Ganke e levam um lero, até que ligam na internet e veem uma youtober bitolada mostra um vídeo da luta de Miles contra o Coração Negro e dá um close na pele do menino, que ficou à mostra por causa de rasgos no uniforme… e a youtober demonstra uma empolgação desmedida com o fato, comemorando efusivamente, junto com o fato de o novo Capitão América também ser negro e de a nova Thor ser mulher… Miles fica muito incomodado, toma um banho e vai pra casa; ao chegar lá, sua avó materna está a sua espera, furiosíssima, devido às notas baixas do menino… Miles está numa encrenca pior do que quando enfrentou Coração Negro, sem dúvida!

Nesta edição, começam a abordar a questão racial em torno do Miles, conforme o roterista havia prometido. Miles ficou muitíssimo incomodado com a espetacularização da sua cor; não quer ser chamado de “o Homem-Aranha Negro”, e sim, simplesmente, de Homem-Aranha. E vocês? O que acham de tudo isso?


18/08/2016