OS HERÓIS DA MILESTONE MEDIA

OS HERÓIS DA MILESTONE MEDIA

Que tal uma editora que realmente se importa em representar bem os personagens negros ? Ela existiu e se chamava Milestone Media, criada em 1993 por Dwayne McDuffie, Denys Cowan, Michael Davis, e Derek T. Dingle. Talvez vocês não reconheçam o nome de nenhum desses caras, mas saiba que um deles é responsável por muita coisa que vocês assistiram referente  cartoons de super­heróis nos últimos 20 anos, em especial um herói que passou muito nas manhãs do SBT: Super Choque!!!

image

Mesmo sendo praticamente um selo da DC Comics, a editora foi criada com a intenção de suprir o mercado americano de quadrinhos com personagens negros (e outras 'minorias'), que eram pouquíssimos dentro das publicações mais populares da época. Acontece que dentre as grandes editoras, não existiam profissionais negros com influência suficiente para colocar heróis afro­americanos em posições de destaque, e vale considerar que muitos dos ícones dessa comunidade (como Pantera Negra, Luke Cage e Tempestade) eram cria de autores brancos, que acertaram em alguns pontos e em outros apenas refletiram esteriótipos.

 

Como âncora do que a editora iria apresentar, criaram oDakotaverse, um microcosmo em que inicialmente todos os personagens iam atuar. Essa base teve roteiro de McDuffie e concepts de Denys Cowan, ilustrador calejado com passagens por Marvel e DC.


Vejam aê uma lista com os principais heróis da editora, a maioria nunca publicados no Brasil:


HARDWARE

image


Curtis Metcalf era um garoto brilhante, que tendo a vida escolar patrocinada pelo milionário Edwin Alva, quando adulto tornou-se um dos maiores inventores conhecidos. Agora empregado da Alva Industries, cria um traje especial para enfrentar o crime organizado superpoderoso de sua cidade, sem saber que seu chefe tem grande ligação com os vilões.


ICON

image


Em 1839 uma nave alienigena cai na América do Sul, e como mecanismo de defesa o seu único tripulante, Arnus, assume a forma do primeiro ser vivo que encontra: uma ex-escrava chamada Miriam. Por muitas décadas o extraterrestre viveu entre humanos, escondendo possuir força e inteligência superior à qualquer um deles, até que no século XX conhece Raquel Ervin, uma idealista que o convence à usar suas habilidades para o bem da coletividade.


BLOOD SYNDICATE

image

Muitos personagens do Dakotaverse ganharam seus poderes durante um evento conhecido como Big Bang, uma explosão que liberou o elemento mutagênico Quantum Juice no meio de uma batalha de gangues. Este "Sindicato Sangrento" é formado por muito dos delinquentes que ficaram superpoderosos no acidente, e que agora enfrentam outros grupos de meta-humanos pelo domínio da cidade.

SHADOW CABINET / HEROES
image

O maior e único grupo de super heróis de Dakota City. A equipe começou como parte de uma organização secreta que recrutava seres super poderosos para combater ameaças em todo o mundo, com a meta de 'proteger a humanidade dela mesma'. Era comandada por Iron Buttlerfly e pouco se importava em utilizar de meios nada honrados para vencer, o que fez o grupo cair em desgraça e voltar à atividade com o nome Heroes, que denotava uma proposta de heroísmo mais convencional. Praticamente todos os principais heróis da Milestone passaram por essa equipe.

STATIC SHOCK
image

Esse todos vocês conhecem, embora quem só curta TV não saiba que o personagem veio dos quadrinhos e sem ligação direta com outros heróis da DC, que faziam participações em alguns dos episódios produzidos pela Warner. Lançado em 1993 e chamado apenas de Static, o título tornou-se um dos mais populares da Milestone, por juntar os dramas de um herói adolescente à questões sociais pouco abordadas nos quadrinhos mainstream.

Infelizmente a Milestone não durou tanto como editora independente, sendo que dos anos 2000 em diante foi totalmente incorporada pela DC Comics. Em 2015 foi anunciado que o Dakotaverse seria uma das realidades alternativas do multiverso DC, porém até o momento pouco se falou sobre reviver os clássicos de Dwayne McDuffie (falecido em 2011) e companhia. Por enquanto, nos resta redescobrir o material original.




18/08/2016
Rodrigo Cândido

Rodrigo Cândido

Redator

Pai do Jorge, bebedor de cerveja, ilustrador e amante de quadrinhos.