Top 10 Heróis Negros na Guerra Civil

Top 10 Heróis Negros na Guerra Civil

Veja também:

Top 10 Momentos do Pantera Negra na Guerra Civil

 

A Guerra Civil acaba de estrear no Universo Cinematográfico da Marvel, mas este ano acaba de completar 10 anos do evento nos quadrinhos, que foi um divisor de águas e causa impacto até hoje. Neste artigo, iremos destacar a atuação de 10 heróis e heroínas negros durante a saga. O critério de rankeamento é absolutamente pessoal; sintam-se livres portanto para discordar e argumentar na caixa de comentários, serão muito bem vindos! Vamos à lista:


image

Menção honrosa: Máquina de Combate

Não apareceu na saga principal. Foi encarregado de prender a Tempestade quando esta se defendeu de ataque de sentinelas na embaixada de Wakanda. É ferido pelos humanos que tentava “proteger”, e salvo pela Tempestade, a quem devia prender. Convence o Homem de Ferro a deixar o Pantera e a Tempestade livres.


image

10. Patriota

Aparece como fugitivo, ao lado dos Jovens Vingadores; é capturado, mas é salvo pelogrupo do Falcão e se une às fileiras do Capitão América. Aparece do início ao fim nas duas batalhas principais em Geffe Meyer e nas ruas de Nova York, infelizmente se destacando mais pela suas lamentações.


image

9. Bishop

Os X-Men oficialmente se abstiveram, mas Lucas Bishop resolveu se unir ao Homem de Ferro quando este visitou o Instituto Xavier - desta forma, foi o único herói com rosto africano a se unir ao lado do Stark. Decidiu lutar pela Lei de Registro pelo fato de ele mesmo ter sido um policial barra-pesada no futuro sinistro de onde veio. Infelizmente apareceu mais apanhando do que qualquer outra coisa.


image

8. Manto

Para variar, aparece somente como meio de transporte, por causa do seu poder de teleporte via dimensão sombria. Time do Capitão América. Na batalha de Geffe Meyer é inutilizado com dardos tranquilizantes para impedir a fuga dos rebeldes. Na batalha final que inicia na Prisão 42, a mando do Pantera Negra o Manto transporta todo mundo, amigos e inimigos, para as ruas de Nova York - se ele não fizesse isso, ficariam todos presos para sempre na prisão interdimensional.


image

7. Misty Knight

Não aparece na saga principal. Reúne um novo grupo de Heróis de Aluguel e vai prender vilões. Fica divida entre Homem de Ferro e Capitão América. Acaba se registrando por achar que é o certo, apesar de problematizar um monte a respeito. Fica furiosa com a morte do Golias e vai confrontar Stark. Se recusa a caçar o Capitão América, mas consegue encontrá-lo e tenta dialogar com ele; ajuda o Capitão a fugir após a traição de um dos colegas do seu time. Decide ficar de fora do resto da Guerra Civil. Mete o dedo na cara do Stark um monte de vezes.


image

6. Falcão

Assim como Luke Cage, também está presente desde o início até o fim, como braço direito do Capitão América, seu amigo de longa data. Aparece nas ações mais furtivas de recrutamento e extração de aliados em situações perigosas. Luta bravamente em todas as cenas de batalha.


image

5. Luke Cage

Participa desde o início, ajudando nos escombros da tragédia de Stamford. Torna-se um dos líderes da rebelião contra a Lei de Registro, atuando firme ao lado do Capitão América. Participa de todos os principais atos da saga Guerra Civil, incluindo a batalha Geffem Meyer e a luta final nas ruas de Nova York. Com a rendição do Capitão, segue liderando um grupo de rebeldes (os Novos Vingadores) e segue firme na clandestinidade até a Invasão Secreta.


image

4. Monica Rambeau

Aparece pouco na saga principal. Está no time do Capitão América. Nas poucas vezes em que aparece, manda comentários ácidos e irônicos, especialmente quando o Justiceiro entra na equipe. No entanto, nos tie-ins do gibi do Pantera Negra, Monica foi essencial na invasão da Prisão 42 ao se transformar em energia para detonar com os sistemas. Seguiu as orientações de T’Challa, com quem passou a desenvolver um novo laço. Deu um cacete no Bishop durante a batalha final nas ruas de Nova York. Chamada de “Deusa do Sol” por homens de confiança do T’Challa - Ororo que me perdoe, mas ele e Monica possuem uma boa química… risos.


image

3. Tempestade

Casa-se com T’Challa e se torna a Rainha de Wakanda. Passa a agir junto do marido e se envolve em aventuras e brigas na Latvéria e na Lua. Passa a representar Wakanda na embaixada nos Estados Unidos. Influencia o Pantera Negra a se envolver com a Guerra Civil após a morte do Golias. Ororo confronta Reed Richards e tem atuação firme como embaixatriz, tanto na diplomacia quanto na porrada. Raios e trovões contra soldados, sentinelas e heróis e vilões favoráveis à Lei de Registro. Na batalha final nas ruas de Nova York, encara o falso Thor com grande coragem.


image

2. Pantera Negra

Casa-se com Ororo. Inicialmente permanece publicamente neutro à Lei de Registro, tentando inclusive um diálogo entre Capitão América e Homem de Ferro durante o seu casamento com a Tempestade. Depois da lua de mel, segue em viagens “diplomáticas” na Latvéria e na Lua, onde  ocorreraml brigas contra o Doutor Destino e os Inumanos, respectivamente. Após audiência com Namor, e influenciado por Tempestade, Pantera decide entrar na Guerra Civil. Assim como a Ororo, fica revoltado com a morte do amigo Golias. O Pantera é decisivo ao invadir os sistemas da Ilha Ryker e permitir a entrada de todos os rebeldes na Prisão 42. Participa da batalha final nas ruas de Nova York.


image

1. Golias

Aparece desde o início, saindo de sua aposentadoria pra ajudar nos escombros da tragédia de Stamford. Se opõe ao ato de registro e se junta ao Capitão América. Faz parte do núcleo principal de heróis anti-registro na saga, e seria um dos protagonistas até o final,  mas encontra um fim trágico e controverso na batalha de Geffe Meyer nas mãos de um falso Thor - uma espécie de clone robô construído por Stark, Richards e Pym. Sua morte causa um grande estrago e revolta na maioria dos heróis envolvidos. Foi a sua morte que fez com que o Pantera Negra e a Tempestade entrassem de vez na saga contra a Lei de Registro, foi a sua morte que fez com que o Homem Aranha mudasse e lado e tantos outros. Sua família ficou muito abalada, seu primo menor, Tom Foster, jurou um dia vingar a sua morte, e acabou se tornando o novo Golias - e ainda hoje ele odeia os Vingadores pela morte do seu tio. William “Bill” Foster, o Golias, morreu e nunca mais voltou.


18/08/2016
Fábio Kabral

Fábio Kabral

Redator

Escritor caótico e menino do rio que vai conquistar o mundo com uma flecha só.