Gerald Anderson Jerry Lawson (01/12/40 a 09/04/11)

Gerald Anderson Jerry Lawson (01/12/40 a 09/04/11)

“O motivo para eu ter feito games foi porque as pessoas disseram, ‘Você não conseguirá fazer isso’. Sou um dos caras que, se você me disser que não posso fazer algo, darei meia volta e o farei”

imageimage




Nascido em 1940, "Jerry" Lawson começou sua carreira como engenheiro eletrônico em companhias na costa leste dos Estados Unidos, depois se mudou  para a Califórnia (onde trabalhou na Kaiser Electronics.) Na metade da decada de 1970, ele se juntou à Fairchild Semiconductor, empresa fundada em 1957. Haviam poucos engenheiros negros trabalhando na empresa e mais curioso ainda era o seu foco em algo que as pessoas não davam bola (O video games). Como o primeiro desafio "Jerry" levou uma máquina DEC PDP-8 para sua casa onde ele queria que as pessoas conseguissem usá-la (Algo que só rolou depois de alguns upgrades) Em seguida ele construiu uma maquina de fliperama chamada: Demolition Derby. Jerry utilizou o microprocessador F8 da Fairchild (sem a empresa saber) que por sua vez acabou convidando Jerry para trabalhar diretamente em sua divisão de jogos eletronicos (A Fairchild também pensou em entrar com um processo contra ele) 

Jerry Lawson rapidamente se tornou o engenheiro chefe da divisão de jogos eletronicos e particou do desenvolvimento do Fairchild Channel F, que chegou nas lojas em novembro de 1976 e revolucionou o mercado dos games ao oferecer as opções de pausa, aumento da velocidade do jogo, posibilidade de jogar contra a "Maquina" e utilização de cartuchos com jogos. 

Jerry deixou a Fairchild em 1980 e criou a Videosoft, empresa que criou alguns jogos para o Atari 2600.


image


Jerry também foi membro do Homebrew Computer Club (Grupo de intusiastas de computação) que tinha entre os membros: Steve Jobs, Steve Wozniak e RonJones.

Jerry Lawson e Ron Jones eram os 2 unicos negros do grupo. 

 

Ron jones desenvolveu uma maneira para que as impressoras de mesa conseguissem imprimir com qualidade Silk Screen e em 1999 trouxa a ideia de tranformar o Nintendo Game Boy em um player de musica portátil.

 

Na Game Developers Conference de 2011, Jerry foi homenageado como Pioneiro da industria de jogos pela Associação Internacional de Desenvolvedores de Jogos (IGDA)

Um mês depois, Jerry Lawson faleceu por complicações com diabetes.


13/10/2016
Danilo Oliveira

Danilo Oliveira

Redator

Muleque piranha/pagode 90 dos videogame