Black Cosplays, pode ou não pode?

Black Cosplays, pode ou não pode?

Cosplay, palavra gringa que é a soma de costume + play, que primeiro era relacionada a eventos de anime mas que hoje é sinônimo de "pessoa que se fantasia de herói" ou qualquer personagem de cultura pop. O que antes era um nicho de "freaks" hoje é uma industria rentável que atrai gente de toda idade, mas até hoje rola uma bizarra discussão entre quem pode ou não viver certos personagens, afinal, um negro pode fazer cosplay de um personagem caucasiano, e vice versa?


O principio do cosplay é vestir-se de algo fantástico que o representa, identificação que acontece pela atitude do personagem na mídia que está consumindo ou apenas por ter um visual muito bacana. Porém em uma indústria cultural onde a afro-descendência é pouco representada e temos como referência muitos mais heróis caucasianos e japoneses do que negros, é até normal que sejam poucos os cosplays com personagens de rosto africano. Porque convenhamos, se a pessoa é inundada com algo desde a infância, talvez nem haja estranhamento no fato de se ver pouco nas telas, eu mesmo li quase 30 anos de histórias do Homem-Aranha até lançarem o Miles Morales, e antes disso em nenhum momento tinha pensado que meu herói preferido (até o momento) não representava minha cor ou até religiosidade. Mas se as grandes empresas de mídia demoraram para pensar nesse quesito, os cosplayers, que na verdade fazem uma apropriação de marcas alheias, mostraram que o amor ao ícone é maior que a etnia original, que se ver como o personagem não quer dizer que queria ser branco, índio ou japonês.


image


Quando vemos uma negra fazendo cosplay de Misty (Pokemon), Sailor Moon (anime) ou Arlequina (Esquadrão Suicida), alguns setores da internet pregam que aquilo é um pecado capital, que se fosse o contrário também não serviria e não sei o que, cada um no seu quadrado e tals, mas se esquecem do fato que para muitos personagens a cor da pele é relevante, para outros não. Faria sentido o Pantera Negra, monarca de uma nação africana, ser um personagem branco? Não, não faria sentido algum! Mas a Mary Jane ser negra ao invés de ruiva, tem relevância no que é a personagem ? Não, também não tem. Isso vale também para personagens clássicos como Batman ou Superman, onde a cor da pele é apenas uma conveniência para o criador (branco) e na plot desses heróis vemos que tanto faz se ambos fossem negros ou até azuis, afinal um deles é alienígena, e mesmo assim, retratado com caucasiano.

Então, para mim, antes de questionar algum cosplayer negro, pensemos: faz alguma diferença esse personagem ser negro ou branco? E se faz, não é hora de repensar alguns conceitos? Deixo esse questionamento em aberto.



image





13/10/2016
Rodrigo Cândido

Rodrigo Cândido

Redator

Pai do Jorge, bebedor de cerveja, ilustrador e amante de quadrinhos.