Personagem da Semana: Idie Okonkwo

Personagem da Semana: Idie Okonkwo

Nome: Idie Okonkwo (Oya)

Editora: Marvel

Primeira aparição: Uncanny X-Men #528 (Novembro de 2010)

Nacionalidade: Nigeriana (Povo Igbo)

Ocupação: Aventureira, X-Woman formada pela Escola Jean Grey (ex-Rainha Negra do Clube do Inferno)

Afiliação: All-New X-Men (anteriormente: Wolverine & the X-Men, Hellfire Club, Generation Hope)


image


Poderes e habilidades:

Idie Okonkwo é uma das primeiras mutantes cujos poderes despertaram após o Dia M, e demonstrou até o momento os seguintes poderes:

 

- Termocinese: Idie possui a habilidade de alterar as temperaturas ao seu redor. Ela não cria simplesmente calor e fogo, e sim recanaliza temperaturas e, portanto, ela precisa da presença de calor para gerar frio, e vice-versa. Essa manipulação de temperatura lhe confere as seguintes habilidades:

 

Pirocinese: Idie é capaz de aumentar a agitação das moléculas e, dessa forma, gerar fogo, que pode variar de uma pequena chama e intensas labaredas. Ela consegue gerar jatos de chamas quando precisa atacar.

Criocinese: Idie consegue reduzir a energia cinética dos átomos para reduzir a temperatura e, dessa forma, congelar e gerar gelo. Quando precisa atacar, ela consegue disparar rajadas de gelo e ar congelante.

Idie precisa de fogo para criar gelo e precisa de gelo para criar fogo.


image

Biografia:

 

Origem

Os poderes de Idie Okonkwo despertaram no momento em que despertaram os de Esperança Summers, quando esta voltou ao presente. Na ocasião, Idie acidentalmente congelou pessoas do vilarejo em que vivia no interior de Oyo, Nigéria. Fanáticos cristãos da região consideraram-na uma bruxa, mataram sua família e encurralaram a menina para exterminá-la, mas foi salva por Tempestade e Esperança Summers. Quando Esperança tocou nas mãos de Idie, a menina conseguiu controle sobre seus próprios poderes.

Devido à sua criação cristã, e por causa das mortes que acidentalmente causou, Idie considerava-se realmente um monstro, e que seu destino é queimar no inferno.

imageimage


Geração Esperança

Idie é a terceira das “Cinco Luzes”, grupo de cinco mutantes cujos poderes despertaram no momento do despertar de Esperança Summers - Esperança é a primeira mutante a nascer após o Dia M, dia em que 98% da população mutante perdeu os seus poderes. Dessa forma, Idie e as demais Luzes compartllham uma ligação empática com Esperança e com ela formaram um grupo conhecido como “Geração Esperança”, cujo objetivo era resgatar e auxiliar novos mutantes que viessem a despertar. Apesar de ser do povo igbo, Idie escolheu como codinome iorubá Oya, “deusa do fogo e da magia” (palavras dela). Por causa da sua baixa autoestima, e por achar que precisava se redimir por ser um monstro, Idie muitas vezes se arriscou além da conta nas missões, sem se importar com a própria vida.


image


O Cisma

Na ilha de Utopia, Idie começou a ser tutorada diretamente por Wolverine, que se preocupava com a disposição sinistra da menina. Ela esteve presente na inauguração do Museu da História Mutante, em São Francisco, quando o Clube do Inferno atacou e incapacitou os X-Men que estavam lá; Idie era a única que estava livre, e por meio de contato telepático Ciclope disse a ela para “fazer o que for necessário”. Impressionada pela tragédia sangrenta que é a história mutante e pelas conversas com seus colegas no Museu, Idie decide que aqueles eram monstros piores que ela própria, responsáveis pela morte e sofrimento de muito, e então usou os seus poderes e matou os 12 membros do Clube do Inferno que atacaram o Museu.


image

image


"Há mais alguém que precisam que eu mate? Porque, se não tiver, eu gostaria de dormir um pouco…"

 

Após o ocorrido, Ciclope e Wolverine discutiram agressivamente, e esse foi um dos motivos que levou ao Cisma entre a comunidade mutante, e a única coisa em que Wolverine e Ciclope concordaram era que Idie deveria deixar Utopia e ir pra escola que estava sendo reaberta por Wolverine.

Escola Jean Grey para Estudos Avançados

Idie foi uma das principais estudantes da escola reaberta por Wolverine, participando de todas as principais aventuras do período. Uma projeção futurista inclusive preveu que ela tinha grandes chances de se tornar líder dos X-Men, ao mesmo tempo em que poderia morrer nos próximos meses. Idie manteve a atitude fatalista e por muito tempo ainda se considerava um monstro, o que a levou a se relacionar romanticamente com um outro que também era visto como monstro: Broo, membro mutante da raça alienígena conhecida como Ninhada. Mais tarde, disposta a aproveitar mais a vida, Idie acabou beijando Quentin Quire, o Kid Ômega, e Broo tomou um tiro de membros do Clube do Inferno. Furiosa e disposta a destruir essa organização maligna de uma vez por todas, Idie se infiltrou no Clube e se tornou a nova Rainha Negra, mas por pouco tempo, pois, com a ajuda de Quentin Quire, ela põe o Clube do Inferno abaixo e desmantela a organização. Idie e Quentin voltam pra Escola Jean Grey, e os dois começam a namorar.


image

image


X-Men

Idie Okonkwo é graduada como X-Woman e participa de aventuras ao lado de Quentin Quire, enfrentando versões futuras deles próprios e ajudando a impedir que Evan, clone do vilão homicida Apocalipse, se tornasse o próprio e arrasasse com o mundo. No processo, Quentin fica horrorizado com o monstro que um dia ele pode se tornar e ele e Idie então terminam seu relacionamento.

imageimage


All-New X-Men

Oito meses após a destruição e renascimento do universo Marvel, Idie e Evan entram para o grupo dos Novíssimos X-Men, composto pelas versões mais jovens dos cinco X-Men originais e que estão presos no presente. Atualmente, Idie demonstra uma disposição mais positiva para a vida, e não se considera mais um monstro.


imageimage


Bônus:

Fuck Yeah Idie Okonkwo


image



14/10/2016
Fábio Kabral

Fábio Kabral

Redator

Escritor caótico e menino do rio que vai conquistar o mundo com uma flecha só.