Mulheres pretas escrevem novo gibi do Pantera

Mulheres pretas escrevem novo gibi do Pantera

Apenas agora, em 2016, a Marvel Comics finalmente contrata duas mulheres de rosto africano para trabalharem como roteiristas de seus gibis.


A feminista escritora Roxane Gay acaba de ser anunciada como nova roteirista da Marvel Comics. Ela irá escrever um novo gibi do Pantera Negra, intitulado "Black Panther: World of Wakanda", dialogando com o atual gibi "Black Panther", escrito por Ta-Nehisi Coates, cuja resenha da primeira edição vocês podem conferir clicando aqui.


image


Roxane Gay

 

Roxane Gay é uma escritora afro-americana feminista, professora de inglês  e de escrita criativa na 

Universidade de Perdue, e colunista do New York Times. Nasceu em Nebraska e é de descendência hatiana; na infância, teve dificuldades pra fazer amigos, então começou a escrever livros, iniciando uma carreira vitoriosa. Sua obra é fortemente influenciada pela violência sexual que sofreu aos 12 anos. Ela possui Doutorado em Retórica e Técnica de Comunicação pela Universidade Tecnológica de Michigan, e sua obra mais conhecida é “Bad Feminist” uma criativa coleção de ensaios que aborda uma variedade de temas atuais e pertinentes e que se tornou um best-seller.


image


O novo gibi "Black Panther: World of Wakanda" focará na expansão do mundo criado na série escrita por Coates no gibi "Black Panther"; seu arco inicial estrelado será estrelado por Ayo e Aneka - as duas ex-Dora Milaje, que são um casal e agora conhecidas como “The Midnight Angels”. A história vai servir como uma espécie de prequel, mostrando como as duas se rebelaram e como se apaixonaram uma pela outra.

image


"É a coisa mais bizarra que eu já fiz, e eu digo isso da melhor maneira possível", Gay disse ao The New York Times. "A oportunidade de escrever mulheres negras, e ainda por cima mulheres negras LGBT para o universo Marvel, não há como dizer não para uma oportunidade dessas."


image


Yona Harvey

A poetisa Yona Harvey também contribuirá com o novo gibi "Pantera Negra: World of Wakanda", com uma história de 10 páginas sobre a antagonista Zenzi, a feiticeira que incitou a revolta da população contra o rei T’Challa logo na primeira edição do gibi "Black Panther" de Ta-Nehisi Coates - alíás, foi Coates quem trouxe para a Marvel tanto Roxane Gay quanto Yona Harvey. Harvey é afro-americana, poetisa premiada e professora da Universidade de Pittsburgh.


image


Afua Richardson

 

Nenhum desenhista foi anunciado ainda para os fazer os traços de "World of Wakanda", porém a artista Afua Richardson foi quem ilustrou a capa a edição # 1. Desenhista do gibi “Genius” pela Image Comics, Afua está cotada para os traços do gibi estrelado pela filha do Blade, infelizmente ainda sem data definida.

 

Os lindos trabalhos dela vocês podem conferir clicando aqui.

image


Por fim, na sua conta Twitter, Roxane Gay revelou que Alitha E. Martinez também irá ilustrar capas


image


Alitha E. Martinez


Roxane Gay e Yona Harvey ao que parece serão as primeiras mulheres negras escritoras que trabalharão na Marvel Comics. Gay abordou a situação no seu Twitter: "Não faz o menor sentido que eu seja a primeira só agora em 2016... Mas, com certeza, não serei a última."




14/10/2016
Fábio Kabral

Fábio Kabral

Redator

Escritor caótico e menino do rio que vai conquistar o mundo com uma flecha só.