QUEM É LUKE CAGE ?

QUEM É LUKE CAGE ?

Luke Cage é um personagem da Marvel Comics criado por Archie Goldwin, Joh Romita e George Tuska em 1972 para aproveitar-se da fama do cinema blaxploitation, que era um dos hits do momento. A primeira história mostra Carl Lucas que condenado por um crime que não cometeu, acaba submetendo-se a uma experiência científica que lhe dá pele invulnerável e super-força, assim criando o primeiro negro à prova de balas das histórias em quadrinhos. Utilizando seus poderes para fugir da cadeia, muda seu nome para Luke Cage, e passa a vender seus serviços de super-herói para quem puder pagar mais, motivo de sua revista ter o subtítulo de Herói de Aluguel (Hero For Hire). Seu design não nega a época e seu referencial: camisa amarela aberta, tiara e pulseiras prateadas, e um cinto feito com correntes. 

Como foi criado sobre uma moda, assim que o hype passou viram a necessidade de cancelar ou mudar suas histórias, o que na edição 54 tornou mais forte sua parceria com o Punho de Ferro e sua namorada Misty Knight, que transformou a revista solo de Cage na revista Luke Cage e Punho de Ferro - Heróis de Aluguel. Embora vendo de fora pareça um desserviço para um dos poucos títulos com protagonista negro no mercado, as histórias ganharam muito com essa parceria, que além de incluir o elemento 'artes marciais', tinha a dinâmica dos filmes de duplas policiais dos anos 80, sendo Cage o cara forte e mais sério e Daniel Rand, agil e descontraído. Essa 'nova' revista foi um relativo sucesso e durou mais de 60 edições. 

O herói teve muitas participações em outras revistas de personagens urbanos da Marvel, como Homem-Aranha, Manto & Adaga, e Demolidor.

TENEBROSOS ANOS 90


image


Sumido por alguns anos dos holofotes da Marvel, seu visual anos 70 não cabia mais para a geração atual. A reformulação veio com a retirada da tiara e a inclusão de uma jaquela, vestimenta quase padrão nos designs de super-heróis americanos na década de 90, e a nova revista do herois chamava-se apenas Cage. Uma fase que não trouxe nada de novo além de um personagem mais raivoso e fraca identidade visual, praticamente não publicada no Brasil. O cara chegou até a virar um gorila...vão atrás por própria conta e risco!

Essa fase também contou com uma nova formação do Heróis de Aluguel, que tinha como membros: Tigre Branco, Mulher-Hulk, Tocha-Humana (o original, que é um ciborgue), Cavaleiro Negro, Homem-Formiga e Punho de Ferro como líder. Assim como o título mensal do Luke Cage, essa nova fase da equipe também em nada lembrava as histórias clássicas, principalmente na qualidade dos roteiros.

Cage MAX


image


Essa é a saga que considero essencial para se entender o que o personagem se tornou hoje. Escrita em 2002 para o selo MAX (uma divisão mais adulta das revistas da Marvel) por Brian Azzarello e com desenhos fodas de Richard Corben, foi a série que trouxe definitivamente o personagem para o século XXI, tornando-o não só um cara super forte e invulnerável, e sim um negrão badass super forte e invulnerável. Embora seja reflexo de um esteriótipo negativo para alguns olhos, o Cage daqui finalmente virou um personagem mais reconhecível como 'negro americano do subúrbio', tanto nas falas quanto vestimentas e situações, a mini série poderia facilmente caber em um disco do Tupac Shakur. Foi nessa história  que o personagem Lápide, até então um vilão do Homem-Aranha, foi incorporado a galeria de inimigos do Luke Cage. Lonnie Lincoln é um negro albino, com pela fria e extremamente resistente, dono de parte do sub-mundo de Nova York.

Se você quer uma prévia do Cage como herói "do gueto", procure esse título, só 5 edições. Aqui no Brasil saiu na finada Marvel Max (da Panini) e está merecendo encadernação faz tempo.



image


O autor Brian Michael Bendis nunca escondeu o quanto gostava do Luke Cage, que era personagem recorrente em sua série Alias (Jessica Jones), onde aparecia numa versão um pouco mais branda do que na fase Marvel Max. Ao fazê-lo ingressar nos Novos Vingadores (equipe que também tinha Homem de Ferro, Capitão América, Wolverine, Mulher-Aranha e Homem-Aranha), o heróis trouxe à equipe a necessidade de cuidar de problemas mais locais, sempre questionando a liderança o grupo e fazendo a equipe ser mais 'pé no chão', embora nos primeiros arcos isso não seja tão efetivo. 

Após isso, Cage casou com Jéssica Jones, teve uma filha, liderou os Vingadores e recentemente voltou a dividir um título com o Punho de Ferro, gibi que pode ser lido tranquilamente sem se preocupar com ligações com o restante do universo Marvel. 

 

Com a série da Netflix vindo por aí, aguardem (com certeza) algum novo título solo para o herói. Vemos aqui que quase de tudo tentaram com o cara, quem sabe tendo o visual da TV em mente e escopo mais contemporâneo, finalmente definam de vez Quem é Luke Cage. :)





14/10/2016
Rodrigo Cândido

Rodrigo Cândido

Redator

Pai do Jorge, bebedor de cerveja, ilustrador e amante de quadrinhos.