Guerras Secretas - Desafio Infinito

Guerras Secretas - Desafio Infinito

Um pouco depois dos americanos, finalmente veremos no Brasil a mega-saga da Marvel Comics chamada Guerras Secretas, que misturou várias realidades da editora em um único Mundo de Batalha. Nesse local alternativo vemos o que sobrou da Tropa Nova tentando defender o que restou de Nova Xandar tendo a ajuda inesperada de Thanos, o maior genocída da galáxia. Quais as reais intenções do vilão?

A mini-série começa com a familía Bakian, que vive no que restou de um planeta tomado pela onda de Aniquilação. Para quem não acompanhou nada disso na Marvel convencional, houve uma fase em o vilão Aniquilador comandou uma horda de insetóides e quase conseguiu destruir o universo, sendo impedido por muitos heróis espaciais da editora com destaque para a Tropa Nova, que sacrificou todo seu efetivo para deter a onda... mas voltando ao gibi desse review, os Bakian (Menzin, o pai, Anwen e Fayne, as filhas, e o vovô) perambulam por uma metrópole destruída sobrevivendo de restos que encontra, com uma grande ajuda do velho cachorro ZigZag. O que parece uma nova realidade que começa a ser tranquila fica caótica em pouco tempo, quando começam a ser caçados por insetos alienígenas gigantes. Durante a fuga, Anwen acaba descobrindo nas entranhas de um inseto morto uma pedra que logo descobriria ser uma das jóias do infinito, que dizem terem os poderes da própria criação. Quase ao mesmo tempo encontram Eve, a matriarca dos Bakian e membro da Tropa Nova que finalmente voltará a Terra. Para proteger sua família e continuar sua missão, ela acaba partilhando com eles parte da Força Nova, incunbindo todos a missão de sobreviver e entregar a jóia encontrada ao posto avançado mais próximo. Porém além dos insetos no encalço, terão que lidar com Thanos, antigo dono de todas as jóias do infinito e que não deixa clara suas intenções... só que sabem que boa coisa esse cara não é, certo?


image


Com roteiro de Gerry Duggan (Deadpool), Marvel 1872) e arte de Dustin Weaver (Novos Vingadores, Tartarugas Ninja) a mini em 5 partes chamada lá fora de Infinity Gauntlet foi publicada como parte das Guerras Secretas em 2015, tendo um universo que se fecha em si. O diferencial para nós é que mostra uma família totalmente negra sendo parte de uma das dinastias mais antigas da Marvel, a Tropa Nova, e é unida do começo ao fim que conseguem cativar o leitor em uma história descontraída. Apesar de lidar com um dos maiores vilões da editora, por vermos a saga pelos olhos da imaginativa Arwen, a história leva tons esperançosos que raramente veríamos em um arco envolvendo as jóias do infinito, com direito até a robô gigante estilo Power Rangers em dado momento. 

Talvez esse tom mais descontraído seja o que torne essa saga menos memorável na cabeça de alguns leitores. pode-se dizer que Thanos teve uma caracterização bem fraca, passando de genocída galáctico a vilão de tokusatsu anos 80, o que na história não destoa mas para leitores mais antigos de materia do Jim Starlin (criador de Thanos e de muita coisa espacial pra Marvel) pode soar meio fanfarrona. Infelizmente os Bakian não apareceram mais na Marvel pós-guerras secretas, mas é um micro-universo que merecia ser mais explorado.

Atualmente a saga Guerra Secretas está sendo lançada pela Panini no Brasil, e com osrte veremos Desafio Infinito encadernada nas bancas.


image


14/10/2016
Rodrigo Cândido

Rodrigo Cândido

Redator

Pai do Jorge, bebedor de cerveja, ilustrador e amante de quadrinhos.