50 anos dos Panteras Negras em 5 filmes

50 anos dos Panteras Negras em 5 filmes

Outubro é o mês de aniversário de 50 anos dos Panteras Negras, partido político de resistência negra dos Estados que influencia a luta antirracista e anticapitalista em todo o mundo até os dias de hoje.


Para celebrar a história do grupo, criamos essa lista com 5 filmes sobre sua história que você precisa adicionar a sua agenda:



Malcolm X

De 1992, este filme foi dirigido e co-escrito por Spike Lee e estrelado por Denzel Washington e Angela Bassett.

Baseado no livro de Alex Haley de 1965, A Autobiografia de Malcolm X, ele conta a eventos importantes da vida de Al Hajj Malik Al-Shabazz, mais conhecido como Malcolm X, que com seus ideais em defesa dos direitos civis e práticas socialistas, tornou-se uma das figuras que inspiraram a criação dos Panteras Negras.

Além das indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro, Denzel levou o Urso de Prata do Festival de Berlim, como melhor ator.



A Noite Que Nos Domina

É o primeiro longa metragem da cineasta jamaicana, Tanya Hamilton. Estrelado por Kerry Washington e Anthony Mackie, conta a história fictícia sobre remanescentes dos Panteras Negras dez anos após a criação do partido. Alguns encontram-se afastados, a grande maioria são presos políticos e os personagens principais (Washington e Mackie) redescobrem um romance proibido em meio aos segredos que os afastaram.

Destaque para a trilha sonora que ficou nas mãos do The Roots.



História de Huey P. Newton

O longa conta a história de Huey P. Newton, um dos fundadores do Partido dos Panteras Negras, baseando-se na peça homônima que ficou por vários anos em cartaz no circuito off-Broadway.

Também dirigido por Spike Lee, o roteiro ficou nas mãos de Roger Guenveur Smith que interpreta Newton neste monólogo.



Os Panteras Negras: Vanguarda da Revolução

Documentário de 2014, dirigido por Stanley Nelson, conta desde a sua fundação em Oakland (Califórnia) até os 40 anos seguintes, apresentando depoimentos de policiais, FBI, informantes, jornalistas, ex-integrantes e aqueles que se mantiveram fiéis aos ideais.



Panteras Negras (1995)

Mario Van Peebles dirige a adaptação da peça teatral escrita pelo seu pai, Melvin Van Peebles, que traça a fundação do partido, a relação entre seus membros, seu ápice e também o declínio.

No elenco destacam-se os nomes de Courtney B. Vance, Angela Basset e Chris Rock.



24/10/2016