Review: Star Wars - Lando

Review: Star Wars - Lando

Muita gente chiou com a Disney comprando a Lucas Film e a Marvel, dizendo que iam infantilizar tudo e blá blá blá, só que até agora o que mais tivemos foi o aumento da representatividade nas franquias das empresas, criando muitos novos personagens e dando destaque à antigos. É o caso do nosso amado Lando Calrissian, um dos personagens mais sagazes de Star Wars. Dono de uma lábia tão infalível quanto sua gana por apostas, o cara já se meteu (e se livrou) das mais altas enrascadas espaciais, seja em benefício próprio ou para ajudar os amigos. 

A minissérie Lando, lançada em 5 partes pela Marvel em 2015, mostra essas facetas do anti-herói pouco antes dos acontecimentos dos filmes clássicos. 

Resultado de imagem para star wars lando marvel

Tudo começa com ele em ação, fazendo um lance para tirar de uma bela moça (oficial do Império) um artefato que lhe quitaria as dividas com o perigoso Toren. Infelizmente a entrega do item só jogou Lando e seu parceiro Lobot em uma empreitada muito mais perigosa, o roubo de uma nave muito peculiar atracada em um dos portos do Império. De tecnologia incomum e cheia de antiguidades que fariam o mercador comprar várias Luas, parecia uma jogada fácil para Lando, que infelizmente descobriu estar se metendo com forças bem mais sombrias do que estava acostumado. Sua astúcia seria pário para um dos segredos mais bem guardados das forças inimigas?

Com roteiro de Charles Soule (que já escreveu Demolidor, Mulher-Hulk e vários títulos Star Wars) e arte de Alex Maleev, essa aventura é um belo aperitivo do que é esse complexo personagem, que inclusive terá retorno aos cinemas em breve.

Lembrando alguns filmes antigos de assalto, o protagonista não é exatamente o cara que resolve os problemas na tela, ou melhor, Lando é onde convergem muitos personagens incomuns com interesses comuns: seja um bibliotecário intergaláctico interessado na velha religião, uma caçadora de recompensas/romance do passado, ou mesmo um casal de homens-pantera espaciais que adora o bom combate. Todos parecem ter muito mais em jogo do que Lando, que apesar de apostar a vida em cada "proposta comercial", nunca sabemos seu próximo passo! É interessante como o roteiro mostra cada personagem da história tendo alguma rixa antiga com ele, mas que por um motivo ou outro ainda tem certa honraria entre eles, de forma que se não terminar a história mais rico, pelo menos mantém a cabeça acima do pescoço. 

Imagem relacionada

Uma pena que a série esteja estagnada neste quinto número. Apesar da história ter se fechado entregando alguns ganchos para os filmes, ficou no papel um pequeno microcosmo do que seria um filme apenas das aventuras de Lando Calrissian...um dos poucos da saga Star Wars que consegue resolver grandes tretas sem dar um único tiro.

04/01/2017
Rodrigo Cândido

Rodrigo Cândido

Redator

Pai do Jorge, bebedor de cerveja, ilustrador e amante de quadrinhos.