Canal lança série YouTube sobre Afrofuturismo

Canal lança série YouTube sobre Afrofuturismo

O futuro ancestral é nosso.

O canal DUST acaba de lançar uma websérie sobre Afrofuturismo. Está em inglês, e com legendas em inglês, é curtinho, dois minutos, e fantástico sim, confira no fim da postagem.

A série abordará uma personalidade de rosto africano em cada episódio, e o primeiro não poderia ser outro senão o musicista cósmico multi-talento Sun Ra, cuja carreira inteira foi puro Afrofuturismo antes mesmo de o termo ser cunhado em 1994. O cara persiste como um exemplo para qualquer um que queira se aventurar pela vereda afrofuturista.

O canal DUST define Afrofuturismo como:

“Afrofuturismo não é um sub-gênero. Para alguns, como Sun Ra, Afrofuturismo (embora o termo não existisse até a partida de Sun Ra) é uma forma de escapismo; Um alívio dos sistemas violentos de segregação e supremacia branca. Para outros, Afrofuturismo é uma celebração da inovação negra; a cineasta e autora Ytasha Womack descreve Afrofuturismo como, "a interseção entre cultura preta, tecnologia, libertação, e a imaginação, com algum misticismo presente também." Para alguns, é altamente espiritual. Acima de tudo, é uma visão ambiciosa do futuro e do lugar da humanidade, um futuro incessantemente preenchido pela cultura negra e pela história.

Que tipo de mensagem é dita quando às audiências de massa são apresentadas visões de futuro que não incluem pessoas pretas? Já que Hollywood historicamente exclui personagens negros de papéis principais em filmes de ficção científica, as pessoas pretas têm que imaginar e, finalmente, criar espaços para si mesmos, acima e além da atmosfera da Terra. Na série original da DUST, celebramos um punhado dessas pessoas e encorajamos você a mergulhar mais profundamente no Afrofuturo.”

Os próximos vídeos contarão com outros conhecidos heróis e heroínas de rosto africano, tais como Uhura, George Clinton, Jimi Hendrix e Missy Elliot.




17/02/2017
Fábio Kabral

Fábio Kabral

Redator

Escritor caótico e menino do rio que vai conquistar o mundo com uma flecha só.