Atlanta | Resenha

Atlanta | Resenha

Atlanta (FX) é uma série criada e estrelada por Donald Glover (Community), com até agora uma temporada lançada, contando com dez episódios.

A série foca no  protagonista Earn (Donald Glover), numa tentativa de mudar de vida, não sabemos o que realmente aconteceu com ele nem por que ele largou a Universidade de Princeton, mas é nítido que está em sua pior fase. Um relacionamento conturbado com sua ex esposa Vanessa (Zazie Beetz), completamente sem grana e desacreditado por todos, ele vê em seu primo "Paper Boy" (Brian Tyree Henry) uma oportunidade de virar o jogo.

Atlanta a primeira vista impressiona mais pelo conteúdo do que pela forma, sem muito destaque técnico no audiovisual chama atenção pelos personagens muito bem desenvolvidos, a trama com um roteiro que sempre está indo pra frente, sem rodeios, e também pelo humor, que é ácido e sagaz. Dado uma atenção maior percebe-se que a forma apesar de simples é muito bem trabalhada e conduz os episódios num ritmo muito dinâmico dando uma originalidade para a obra.

Resultado de imagem para Atlanta série

Repleto de críticas sociais, a série encontra no cenário dos bastidores do Rap a oportunidade de criticar artistas, a industria e também a sociedade como um todo, racismo, homofobia e muitas outras críticas são notadas de maneira sutil mas tão precisa que eu trocaria o "sutil" por cirúrgica.

Destaco dois episódios em especial que foram meus preferidos, no EP 7 intitulado Ban (sigla para Black American Network), a série faz uma paródia com Programas de TV de entrevistas, é o episódio mais fora da curva e cheia de absurdos que causam estranhamento e também algumas risadas. O outro é o EP 9: Juneteeth, onde Earn tem que pagar de acompanhante da ex esposa num jantar importante na casa de sua amiga que é preta e o marido dela que é branco (e rico), existe uma crítica de classe e cor muito bem trabalhada ao longo do episódio, além disso é ali que se fortalecem os laços entre Earn e Van e faz com que comecemos a torcer pelo casal.

Resultado de imagem para atlanta série VANESSA

O que mais me agrada em qualquer obra é a profundidade dos personagens, e aqui mesmo não tendo quase nenhuma informação do background deles o decorrer da série é tão bem trabalhado que você passa a se importar com cada um, todos são cativantes cada um a sua maneira, Earn (Donald Glover) está em busca de condições melhores pra ex esposa e sua filha, resolve virar empresário do seu primo "Paper Boy" (Brian Tyree Henry) que está se aventurando como Rapper e conseguiu com um single e uma polêmica certa notoriedade, ambos passam por muitas situações inusitadas e perigosamente engraçadas ao longo dos episódios tentando galgar o caminho da Fama que o meio tem a oferecer, com a ajuda do excêntrico amigo do Paper Boy, Darius (Keith Stanfield), que tem as melhores idéias e uma visão de mundo muito singular. Vanessa (Zazie Beetz) tem o papel de ser a consciência do ex Marido Earn tentando o fazer pensar com os pés no chão e não fazer bobagem.

Claro que uma série que se passa nesse ambiente conta também com uma trilha sonora Incrível, não só de RAP mas também Jazz entre outros estilos, o diferencial é que nenhuma música é colocada a esmo, ou para somente dar o tom, se olhada com atenção a música conversa e muito com o enredo e pontua muito bem a situação atual da trama.

Resultado de imagem para atlanta série

Em suma Atlanta é uma série extremamente original que encontra na estranheza uma maneira única de contar uma boa história, e na simplicidade um jeito de fazer boas críticas e entreter, tudo ao mesmo tempo, Donald Glover (conhecido na música como Childish Gambino), está num ótimo momento, viverá o jovem Lando Calrissian no filme do Han Solo e fará a voz de Simba no Live Action de O Rei Leão, é um ótimo momento para conhecer o potencial desse versátil e criativo artista. Infelizmente a segunda temporada de Atlanta apesar de já confirmada só virá em 2018 por conta dos outros trabalhos de Glover, até lá vamos acompanhar sua trajetória e por que não assistir novamente a excelente primeira temporada de Atlanta.


07/04/2017
Bruno Trindade

Bruno Trindade

Redator

Renegado, fazedor de vídeos e nerd sem carteirinha.