Cara Gente Branca...

Cara Gente Branca...

Cara Gente Branca... por que tanto medo? Por que antes mesmo de assistir a série você já falava em boicote? Você realmente acha que assumir seus privilégios significa que você não tem nenhum mérito pelo que conquistou?

Se eu te contar que a série mesmo se chamando "Cara Gente Branca" não fala sobre você Branco mas sim sobre nós Pretos, você vai se assustar muito? Sim é sobre nós, pessoas de pele negra de todas as tonalidades. Pois é você ficou na defensiva por falarmos de nós mesmo, mas eu te entendo, protagonismo dos outros e obras que não nos reflete é uma merda, e vai por mim tenho muita experiência nisso.

Como assim uma série inteira onde os personagens pretos são trabalhados e aprofundados enquanto os de pele alva são rasos e esquecíveis não é mesmo? um verdadeiro ultraje!

Pessoas pretas contando suas próprias histórias? Não fica tendencioso demais?

É cara gente branca não é fácil abrir mão de privilégio não é mesmo,  a impressão que dá é que se dermos um pedaço do bolo logo vão querer o bolo inteiro.

A série fala sobre racismo, ela é verdadeira, ela é tecnicamente muito boa, ela tem personagens incríveis e mesmo assim você não está falando dela, se está é para ataca-lá mesmo antes de vê-la, por que cara gente branca? Seria por que você não se identifica com os personagens? Justo! Mas quando nós reclamamos da falta de representatividade é mimimi não é mesmo? Qual afinal de contas é sua justificativa pra uma série tão boa ter uma avaliação pior do que a péssima Punho de Ferro?

Deixa eu te explicar cara gente branca, reconhecer seu privilégio é assumir a posição de que você teve mais oportunidades e não  que você não merece nada que tem, enxergar o racismo existente em obras que gostamos como Game of Thrones não é pra obrigar ninguém a parar de assistir, é só uma questão de bom senso, e ter ciência dos problemas sociais existentes onde você se inclui no papel de opressor não significa que você criou o racismo, mas que você pode fazer algo a respeito.

Então cara gente branca, que tal sair um pouquinho da defensiva, sair da sua bolha onde só sua visão de mundo representa a única verdade aceitável e assistir algo que não é sobre você? "Cara Gente Branca" é um bom começo, você vai refletir, aprender e você ainda corre um sério risco de se divertir.


02/05/2017
Bruno Trindade

Bruno Trindade

Redator

Renegado, fazedor de vídeos e nerd sem carteirinha.