PRETO NO BRANCO - TOP 10 DUPLAS POLICIAIS

PRETO NO BRANCO - TOP 10 DUPLAS POLICIAIS

Um clichê dos anos 80 que gerou muito material bacana era dos Buddy Cops, ou também chamados de Buddy Films, filmes ou séries com duplas policiais (quase sempre) que armavam muitas confusões para combater o crime, e era temperado com as dificuldades de convívio entre os heróis. O "tempero" dessas relações era quase sempre as diferenças de personalidade e a diversidade cultural entre brancos e negros, muitas vezes tendo crítica social implicita ou apenas contando boas histórias de brodagem. A lista a seguir terá recomendações com os melhores filmes do estilo...ok, alguns podem não ser os melhores, mas garanto que valem a visita:

THE WILD PAIR (1987)

image

Esse passava direto no SBT (eu acho) e só lembrei porque faz parte do catálogo do Netflix. Na trama, um agente do FBI (Beau Bridges) se unia à um policial brucutu (Bubba Smith) pra desmantelar um cartel de drogas, que era ligado à um grupo de militantes arianos. Aqui o destaque era ver outra película protagonizada por Bubba, bem conhecido do público brasileiro por causa da franquia Loucademia de Polícia.


FASTLANE - VIVENDO NO LIMITE (2002)

image

Depois de anos sem séries verdadeiramente de ação na TV americana, Fastlane veio cobrir essa lacuna de uma das maneiras mais fodas possível. Protagonizada por Donavan Ray (Peter Facinelli) e Deaqon Hayes (Bill Bellami) a trama seguia esses dois policiais infiltrados nos esquemas criminosos mais milionários do pedaço, com direito a carros espostes inacreditáveis em todos os episódios, muitas locações, tiros e explosões. É um dos poucos programas que foi cancelado não por falta de audiência, mas sim por não conseguir bancar o orçamento dos episódios, que sempre passava de dois milhões de dólares! 

O ÚLTIMO BOY SCOUT (1991)

image

Todo mundo conhece Damon Wayans por Eu, A Patroa E As Crianças (My Wife And Kids) mas o cara tinha despontado bem antes para as telonas nesse filme de 1991 em que contracenou com Bruce Willys. Em The Last Boy Scout ele faz o papel de um ex-jogador de futebol (americano) que após ser expulso da liga por uso de drogas se une à um detetive particular (Willys) para capturar o assassino de sua namorada. Apesar da plot inicial séria, o longa apresentava muito do humor que até hoje apreciamos nesse astro, contrabalanceando com seu parceiro de cena sisudo. É um filme de ação de primeira até hoje, vale muito ser revisto.

ALMOST HUMAN (2014)

image


Em 2048 com o aumento da tecnologia o desrespeito as leis também cresceu exponencialmente, fazendo a criminalidade nos EUA aumentar em 400% em relação a geração anterior. Para poupar vidas humanas, a força policial adotou a política de que cada agente deveria trabalhar com um parceiro robótico (chamados de MX), para que esse analise cada missão racionalmente e diminuísse o risco de perdas. Na série viamos o conflito entre o explosivo detetive Kennex (Karl Urban) e seu parceiro Dorian (Michael Ealy), que era um ser humano artificial "descontinuado", pois como sua linhagem fora criada para aprender sentimentos humanos, estava sujeita a aprender os mesmos erros. Infelizmente Almost Human teve apenas uma temporada, mas todos os episódios tinham implicitas algumas discussões filosóficas excelentes, maquiados no bom e velho bromance que os gringos adoram.



MIAMI VICE (1984-1990)

image


Quem não conhece Miami Vice? Ok, sei que quem não vivieu a época mal sabe o que faziam os policiais Ricardo Tubbs (Phillip Michael Thomas) e James "Sonny" Crocket (Don Jonson), que sempre no maior estilo enfrentavam os cartéis de drogas da mais balada cidade litorânea da América do Norte. A série mostrava bem o contraste entre a vida glamurosa de mansões, praias e Ferraris, sendo mantida pela mais variada galeria de criminosos, em seus ternos coloridos de ombreiras gigantes e tiros pra todo lado. Na cultura pop toda a estética da série acabou virando referência visual do que eram os anos 80, infuenciando até hoje muitos filmes, quadrinhos e jogos eletrônicos. Em 2006 saiu um filme da série, Jamie Foxx como Tubbs e Collin Farrel fazendo o Sonny. Não chegou nem perto de remeter a diversão que o produto original trazia.



HOMENS DE PRETO (1997/2002/2012)

image

Baseado nos quadrinhos de Lowell Cunningham a franquia Men In Black mostra as aventuras de uma agência governamental secreta que "gerencia" a vida de alienígenas que transitam pelo planeta Terra. Will Smith e Tommy Lee Jones mandam muito bem nesses longas, que mostram o novato e empolgadaço K aprendendo das piores (e mais engraçadas) maneiras que vestir um terno preto não é fácil. O conceito da série é todo em cima de uma velha lenda urbana dos EUA que diz que acredita que homens de preto emre estão presentes nos eventos mais bizarros da história recente, seja pra coletar dados ou apagar registros. Não duvido que seja verdade.

A HORA DO RUSH (1998/2001/2007)

image


Filmes sobre a máfia chinesa aterrorizando o ocidente tem aos montes, mas nenhum com astros do naipe de Chris Tucker e Jackie Chan. O primeiro filme mostra o Inspetor Lee (Chan) tendo de ir aos EUA prender um contrabandista de artes chinesas. Para ajudá-lo na missão, a policial de Los Angeles coloca em cena o detetive Carter (Tucker) que o que tem de eficiente tem de insano. Essa dupla improvável gera ótimas cenas de porradaria e muita comédia, primeiro focada nas diferenças culturais entre ocidente e oriente, e depois na grande amizade que os dois consquistam nos demais filmes. Gerou uma horrível série de TV em 2016, que mal acabou e já garantiram que não terá continuação.



48 HORAS (1982/1990)

image


O primeiro filme de Eddie Murphy, simples assim. Aqui ele faz papel de um malandro que tem 48 horas de liberdade, tempo que usará para auxiliar o policial Jack Cate (Nick Nolte) a capturar dois assassinos de policiais. Claro que nosso herói não estava nessa apenas para ajudar a lei,porque queria aproveitar seu período nas ruas para reaver a bolada que havia roubado, que era o motivo de estar na cadeia.  O filme rendeu a Murphy uma indicação ao Globo de Ouro como ator revelação, e com certeza o inspirou quando estrelou os filmes da franquia Um Tira da Pesada, que originalmente teriam outro protagonista. e ele reescreveu o personagem a sua maneira.



SE7EN (1995)

image


Se7en é um dos filmes policiais mais tensos já feitos, onde o veterano William "Smiley" Somerset (Morgan Freeman) e o transtornado David Mills (Brad Pitt) caçam um bizarro matador que comete seus crimes inspirado nos sete pecados capitais. Ao contrário do restante desta lista que pautei pela diversão na tela, essa pélicula é perturbadora do início ao fim, na pele dos personagens até talvez quiséssemos desistir de continuar a busca, insana do começo ao fim e com um final arrebatador.



MÁQUINA MORTÍFERA (1987/1989/1992/1998)

image


Um policial veterano as portas da aposentadoria. Um novato muito louco. A interação entre esses combatentes do crime (Danny Glover e Mel Gibson) com certeza está entre as melhores "parceiragens" do cinema, numa relação que nunca tem a ver com cor da pele, religião ou idade, mas sim naquela amizade maneiras que poucos podem usufruir. É uma das poucas franquias em que TODOS os filmes são bons, e mesmo que agora tentem tirar mais grana da marca adaptando para TV, nada tirará o brilho dos policiais mais fodas do cinema.









17/08/2016
Rodrigo Cândido

Rodrigo Cândido

Redator

Pai do Jorge, bebedor de cerveja, ilustrador e amante de quadrinhos.