Queen of Katwe: novo filme com Lupita!

Queen of Katwe: novo filme com Lupita!

Um novo filme Disney está por vir, protagonizados por uma Rainha e uma Princesa com rostos africanos. Lupita Nyong’o está de volta, interpretando a mãe de uma campeã do xadrez, na pele da estreante Madina Nalwanga. O trailer já está no ar faz mais de um mês e nos apresenta uma música bonitinha típica das produções da Disney e um elenco praticamente 100% negro. Baseado numa história real, o novo filme da Disney “Queen of Katwe” é uma adaptação de livro homônimo que conta a trajetória de Phiona Mutesi, a campeã.

Phiona Mutesi nasceu por volta de 1993 na favela de Katwe, em Uganda. Quando ela tinha 3 anos, seu pai morreu de AIDS, e logo depois sua irmã mais velha Juliet também faleceu. Quando ela tinha 9, já havia abandonado a escola, uma vez que sua família não tinha mais condições levá-la até lá; e foi aí que ela ingressou no programa de xadrez do Sport Outreach Institute, e aí a sua vida mudou para sempre. Ela despertou seu potencial como jogadora de xadrez e foi galgando seu caminho, ganhando campeonatos de juniores em Uganda um atrás do outro, até que, em 2012, Phiona Mutesi conquistou o prêmio internacional de Woman Candidate Master (WCM) devido à sua performance vencedora na 40ª Olimpíada de Xadrez. Phiona seguiu conquistando mais títulos importantes e internacionais dentro da categoria e continua jogando até hoje.

Nesta adaptação da Disney, teremos a estreante Madina Nalwanga como a protagonista, Phiona, aos dez anos de idade. O filme contará os primeiros passos e conquistas de Phiona, guiada pela mãe Harriet Mutesi, vivida pela campeã Lupita Nyong’o. Harriet trabalha como vendedora de vegetais em mercado e apoia a filha em todos os seus momentos importantes, procurando lhe oferecer sempre o melhor possível. Phiona então conhece Robert Katende - interpretado por David Oyelowo (Selma) - um ex-jogador tornado missionário, e com ele descobre o xadrez, e todos vão ficando cada vez mais impressionados com o enorme potencial da garota.

O filme está previsto para estrear dia 23 de setembro nos Estados Unidos, e certamente também deve estrar por volta desta época no Brasil.


17/08/2016
Fábio Kabral

Fábio Kabral

Redator

Escritor caótico e menino do rio que vai conquistar o mundo com uma flecha só.